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Arquitetos: PES-Architects
- Área: 153000 m²
- Ano: 2018
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Fotografias:Marc Goodwin, Yong Zhang, Martin Lukasczyk
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Fabricantes: Dasso, Fujian Dehua Fujie Ceramics Co., Ltd., Fuzhou Ketao Building Material Co., Ltd, Fuzhou Lepu Ceramic Board Manufacturing Co., Ltd., Fuzhou Yicheng Building Material Co., Ltd., Shanghai Li Xun Industrial Co., Ltd., Suzhou Hongkang Decoration Materials Co., Ltd., Zhonglei Energy Saving Technology Co., Ltd
Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório de arquitetura PES-Architecture, com sede em Helsinque e Xangai, acaba de inaugurar seu sétimo projeto construído na China: o centro cultural do estreito de Fuzhou. Fuzhou é a principal cidade e capital da província de Fujian, uma das áreas metropolitanas que mais cresce no mundo atualmente. Em 2013, as autoridades locais lançaram um concurso internacional de arquitetura para o projeto do centro cultural com o principal objetivo de promover a cultura na região e divulgar a imagem da cidade em um contexto mais amplo.
A proposta vencedora desenvolvida pelos arquitetos da PES foi inspirada nas pétalas de uma flor de jasmim, o símbolo da cidade de Fuzhou. As formas orgânicas da flor se manifestam na linguagem formal do projeto de arquitetura, criando um novo ícone para a cidade de Fuzhou.
As cinco pétalas de jasmim representam os diferentes espaços do projeto - sala de ópera (1600 lugares), sala de concertos (1000 lugares), teatro multifuncional, sala de exposições e cinema - os quais se conectam através de um grande hall em forma de terraço. Além disso é possível acessar um jardim na cobertura através de duas rampas que percorrem o espaço do pátio e da praça do edifício, proporcionando uma conexão perfeita do centro cultural com as margens do Rio Minjiang. Partindo da beira do rio há um percurso subterrado que dá acesso direto ao interior do edifício e mais além, a estação de metrô.
Pekka Salminen, fundador do PES-Architects descreve seu projeto com as seguintes palavras, “A organização deste grande complexo em unidades menores fornece ao edifico uma escala mais humana, facilitando a navegação dos usuários por seus espaços internos e externos. Cada edifício possui sua própria centralidade - uma extensa galeria curva semi-pública que acompanha a curvatura da fachada principal - a qual integra o edifício à paisagem do entorno do edifício, chegando até a reserva natural da ilha de Mahangzhou."
A cerâmica foi utilizada como o principal material do projeto. Muito disso se deve à sua importância no contexto histórico da região, parte da rota da seda, a principal rota comercial entre a China e o resto do mundo. Os arquitetos trabalharam em conjunto com o ceramista taiwanês Samuel Hsuan-yu Shih para desenvolver o projeto de interiores em cerâmica para os dois auditórios principais, respondendo à rigorosas demandas acústicas, e mesclando o uso de novas tecnologias com um dos mais tradicionais elementos da arquitetura chinesa. Externamente, cada uma das pétalas de jasmim foram revestidas com azulejos de cerâmica branca e brises, enquanto que internamente, a sala da ópera e a sala de concertos incorporam este elemento de formas inovadoras e criativas para transformar-se em uma parede acústica.
Estas superfícies interiores foram adaptadas com painéis cerâmicos topográficos, os quais foram desenvolvidos com base em estudos acústicos específicos. De forma complementar, o painel gravado e o painel de mosaico podem ser adaptados às superfícies dos espaços, proporcionando uma grande variedade de respostas acústicas assim como diferentes qualidades estéticas.